segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ARTE CATARINENSE


           Após estudo sobre a arte e artistas catarinenses, produzimos práticas com diversos materiais, como: plástico(sacolas) pet, jornal, calçados, tecidos, madeiras, ferro, arames, correntes, CDs, entre outros.
           Com Base nos estudos das obras de artistas catarinenses, alguns se destacaram e serviram de inspiração para as criações feitas pelo aluno, entre eles, François, Meyer Filho, Flávia Fernandes, Ricardo Kolb, Aline Dias, Julia Amaral, entre outros.
           Em seguida, cada aluno fez a leitura de sua imagem.

Avião de madeira

      Nosso trabalho utilizou apenas o trabalho manual  cuidadosamente pois e um tipo de arte inovadora pois foi feita com muita dedicação  ,tendo como principais materiais
pequenos  pedaços de madeira escupidos a mão  e o mais legal ainda  foi que cada peca também tem  pequenos tracos e linhas  a escolha de fazer surgiu do nada aonde a imaginação de duas pessoas se cruzando  com o sonho de voar alto que e só  isto que devemos fazer nesta vida dar vida a coisas mais inusitadas que nos aparecem.

      Alunos ; Juliano belo e Monia Wagner
      Serie; 3º04
      Data; 20/08/2012  TEXTO ENSINO MEDIO







Ronise Blume 3ª04
  O Ferro que foi utilizado em nossa obra nos transmite traços constantes e bastante variáveis, que em contato com tantas pessoas, fica fácil notar como a humanidade é composta de diversas raças e populações, que habitam regiões diferentes e se distinguem pela freqüência com que nelas ocorrem certos traços hereditários.
  Embora se observe tanto nos tipos de ferro que utilizamos quanto em humanos, feições físicas similares, não se pode dizer que exista um grupo racionalmente puro. Isso por que tanto os tipos de ferros quanto as raças humanas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação cuja intensidade variou ao longo do tempo.
  Em virtude dos fatos mencionados somos levados a acreditar que o senso comum divide a espécie humana entre brancos, negros e amarelos, que popularmente são tidos como raças a partir de um traço peculiar. Assim ocorrendo em termos com o ferro se usarmos e usufruirmos dele de diversas maneiras. 

Obra neutra
 Primeiramente podemos observar as cores desta obra, são cores neutras como podemos ver o preto e o branco, são cores especificas, o preto tem um brilho reluzentes e o faz parecer meio cinza, o branco já não aparece com outra cor, e se destaca perante o brilho do preto.
Ali naquela obra podemos ver sofisticação embora não tenha muitos desenhos mais a cada parte podemos ver um detalhe esplendor.
 Esta obra tem como êxito chamar a atenção para as coisas simples mas com muita atenção podemos ver detalhes que significam sentimentos, parece as vezes iguais mais podemos sim ver diferença assim é o sentimento.
 Aluna: Karen Stefanne Soares Mancilha
Serie: 3°4
 
O ferro como um fio de cabelo

       O ferro que foi usado em nosso trabalho; para fazer a releitura, por exemplo, pode ser comparado com um fio de cabelo, por ele muitas vezes ser preto, branco (loiro) e descolorido com tiner. Temos cabelos em todas as partes do nosso corpo, cabelos que recobrem a cabeça, braços,  pernas , seja em qualquer parte. Alguns compridos e outros  curtos; outros já mais grossos, e outros mais finos. Cada cabelo com sua cor e significado
        Por  exemplo os cabelos lisos ou cacheados pretos , são fieis e não gostam de aventaras. Apresenta certa timidez, mas é uma hábil sedutora no amor. Romântica ao extremo, se mostra sempre apaixonada, o que fortalece a relação aos olhos da pessoa  amada. É uma pessoa paciente. Dignidade é sua marca registrada. Tem prazer em mimar seu parceiro. Expert em conseguir o que quer do seu amor,  nasceu para casar
       Já  quem tem os cabelos loiros  é sensual e recorre a olhares provocantes para conquistar as pessoas. Extrovertida,  tem sempre um grupo de admiradores e exerce magnetismo nos outros  sem que perceba. Ousada, falante, franca e sincera, fica aborrecida quando seu parceiro exige exclusividade. Seu  lema de vida é liberdade. Não gosta de sentir-se presa; sempre se esforça para  ficar em alto astral
     Quando descolorimos nosso cabelo, não sabemos como e nem o porque , que ficamos mais reservada, possessiva e com grande capacidade de julgamento, desperta toda espécie de emoção nas pessoas, menos a indiferença. Tem o dom de convencer, pois sempre acha que está certa. Inquieta e arrojada por natureza,  está sujeita a tomar decisões apressadas. Não confia em ninguém a é uma boa administradora.  Coloca  em andamento todos os seus projetos com sucesso. Inspira lealdade nas pessoas.
.Série:3*04
Aluna : Andressa  Carine  Poter



Classes em Ferro
A obra Classes em Ferro feita com madeira e vários tipos de restos de ferro representa  diferenças entre as classes na sociedade, as faixas menores representam as classes mais altas já que o poder está concentrado na mão de poucos, enquanto a maioria das pessoas está na classe pobre que representa a maioria das pessoas e na obra representa a área maior das faixas.
                A concentração de riquezas na mão de poucos ainda é um grande problema em muitos países principalmente nos mais pobres onde ricos ficam cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. Os ricos usam e abusam do poder por terem dinheiro, e os pobres ficam excluídos de várias prazeres e direitos o que leva a novos problemas como falta de educação, saúde, lazer, moradia, e entre muitos outros problemas.

Patrik Breitenbach 3ª 4

ALUNA:GABRIELA KROLOF
                    SÉRIE: 3ª  04          
DIFERENTES TIPOS DE PELES

                Após uma boa compreensão da releitura da obra, para exercitar a criatividade das artes podemos nos identificar nelas, através das técnicas utilizadas em diversas formas que as trazem sentido.
         Podemos identificar diferentes materiais utilizados que até mesmo iriam para um lixo, agora passam a representar peles dando sentido à arte, usando como referencias de matérias como o ferro (rolinhos, raspas e pó ) e a madeira.
         Sendo que a pele é o maior órgão do corpo, esta representada conforme idade pessoas já mais idosas tem  pela mais rugosa, adultos menos rugosas, jovens crianças pele lisa.
         Temos como conclusão que podemos usar restos de alguns matérias para inspiração de alguma obra, pois a releitura de uma obra possui um enorme valor educativo em diferentes tempo, formas, e estilo.


            Tapete da diversidade

  O presente trabalho tem a pretensão de representar a composição étnica da raça humana em suas dimensões sociais. Somos de uma multiplicidade ímpar e temos como principal bagagem  a riqueza cultural que trazemos desde o berço da raça humana.
              Somos compostos do mesmo material. A diversidade biológica e molecular é representada ,neste trabalho, pelas  diferentes nuances  desta composição artística. Esta pluralidade  vem também carregada de especificidades  que compõem a beleza  da humanidade. Cada ser contribui na construção de seu grupo e é por ele construído.
              A percepção desta unidade como raça, evitaria que algumas sociedades fizessem o que este trabalho representa em suas formas: a exclusão do diferente.  Algumas sociedades tem  regras sociais  pré-moldadas, rígidas,  e difíceis de serem rompidas. Nesta estrutura  social  nega-se ou subtrai-se sutilmente a participação daqueles que não se encaixam no plano preconcebido.

Luan Schmitz 3ª04
CARPET FOR CHOIRS

                        Nosso trabalho expressa uma diversidade de couros, tem couro
                  para qualquer tipo de gosto, couro de bufalo, bovino e até mesmo suíno.
                  É uma obra prima feita apenas de retalhos de couros e fios, pode servir
              como um tapete ou um item decorativo, dependendo do gosto da pessoa... 
         
            Nós nos inspiramos nos trabalhos PETCHWORK...

              …..E ai gostaram  ??
 
Aluno: Alan Carlos Huppes
Série: 3º 04
Data: 20/08/2012

Tapete de couro
Foi criado com a intenção de transmitir alegria como também pode ser usado como artefato de decoração. Possui vários sentidos um deles são: transparência, equilibro, diversificação nas cores e couros.
Foi aplicado a técnica do patchwork, com a pretensão de passar para todos os públicos a ideia da miscigenação, culturas, regiões, religiões entre outros gostos e opiniões.
Série: 3°4°a
Nome: Giovana Cavalheiro de Souza.







Nome: Raquel Caroline Moraes
Série: 334
Inovação dos litros pet
Essa obra que é uma inovação, queríamos fazer algo que fosse moderno e que representasse algo, colorido, e quem fosse uma obra com uma estrutura que ficasse pendurada. Pra mim, essa obra me transmite uma sensação de movimento, e olhando para ela com suas cores fortes acabam dando a sensação de força, e acaba sendo uma inspiração, transmite sentimentos, e acaba sendo algo sem nexo. Como hoje em dia tomamos muitos refrigerantes acaba  havendo acumulo  dessas garrafas, que podem serem utilizadas para inúmeras invenções, sendo elas criadas como decoração, e até casas flutuantes.  

A MISTURA DA COR
            Neste trabalho, alem de mostrar a misturas das cores, mostramos também que um litro pet pode ser transformado em grandes obras coloridas. Como por exemplo, na nossa obra, que relatamos uma especie de mistura ilustrativas em litros pet os quais, expostos através de uma linha, todos juntos, dão certamente uma boa aparência pela mistura de cores sortidas, podendo, ser colocado em ambientes para uma decoração.
Para mim, essa obra transmite  através de suas cores uma boa  tranquilidade e ao mesmo tempo emoção.

Nome: Thayanne Hammerschmitt
Série: 3 ª04


Realidade reciclável
 


Neste  trabalho procuramos expressar de diversas maneiras os nossos sentimentos e a realidade de muitas pessoas.
O trabalho representa uma utilidade  utilidade de um reciclável as garrafas PET.
A mistura das cores também mostra a mistura das raças na sociedade.
  Há muitos materiais recicláveis que poderiam nos ser uteis, mas usamos as garrafas PET e as transformamos em uma bela obra de arte colorida  e alegre.
 
Aluna:Fernanda Hinterholz
SERIE:3º4   

RECICLAGEM
          A cada dia que passa, é informado e pedido para a sociedade sobre a preservação da natureza, incluindo a reciclagem e poluição.           
          Há muitos materiais recicláveis que podemos utilizar para muitas coisas, um exemplo são as garrafas PET, que podem se fazer móveis, objetos e até mesmo vestes.
          O trabalho representa uma forma de utilizar as garrafas, reaproveitando-as e assim preservamos a natureza.

Sabrina Heinen 3ª 04
20/08/2012


Reciclando e Reutilizando

Através deste trabalho procuramos usar a nossa criatividade para expressar de diversas formas, os sentimentos, a realidade das pessoas e do mundo entre outros assuntos.
Para a montagem do tal foram utilizados materiais alternativos, procurando fazer uso do lixo reciclável.  Pois todos nós produzimos lixo e geralmente não pensamos sobre ele, simplesmente o jogamos fora. O lixo sem destino certo polui o meio ambiente e pode trazer sérios problemas para a nossa saúde e para a saúde do diversos seres que vivem na terra.
Por meio deste procuramos mostrar as diferenças que existem entre as pessoas, os litros coloridos demonstram as diversas raças e cores, estão amassados para demonstrar quem cada pessoa tem uma forma física e estão pendurados pra mostrar que há diversos níveis sócias. Portando nem uma pessoa é igual à outra sempre ha alguma diferença entre nos e não devemos julgar os outros se ter certeza do que estamos falando ninguém .
Jéssica Aline Zart 3 ª4







Esquecidos
Downloads, novidades, entretenimento, bate-papos, reportagens científicas, policiais, amorosas, etc. Estes são os principais conteúdos da famosa internet, o meio mais utilizado para fazer pesquisas, sendo mais prática e mais rápida para o uso impaciente do ser humano, por isso os velhos livros foram substituídos facilmente por ela.
Os livros simplesmente ficaram esquecidos nas estantes, nas bibliotecas, em caixas, a maioria deles foram moldados pelas intempéries do tempo e decorados pela inocente poeira, suas páginas brancas agora tornaram-se amarelas e suas histórias intactas, seu uso tornou-se restrito e a ideia de utilizá-los ficou congelada em nossa mente, justamente por estes motivos os livros estão literalmente congelados em nosso escultura.
O trabalho é composto por um alicerce de folhas de jornais, O jornal é uma coisa atual, que representa o agora, o hoje, nestas folhas de jornais contém várias informações e noticias que certamente estas reportagens irão torna-se um livro futuramente, pode ser uma enciclopédia ou uma simples revista, mas de uma maneira ou de outra se tornarão livros e também vão enfrentar a triste realidade do esquecimento. Assim, aos poucos tudo isso está sendo extinto, nós estamos desaprendendo a identificar a importância desses livros, podemos comparar nossa indiferença com a água, proveniente do derretimento dos cubos e dos pedaços de gelo que estão sobre o jornal, nossos valores estão sendo perdidos como essa água que vai escorrendo sobre o piso, valores que jamais regressam.
Nós possuímos todo esse conhecimento e temos visões de mundo, devido às escrituras antigas, ou seja, aos livros, eles são nossa identidade, através dele descobrimos quem somos, da onde viemos, como vivíamos, revelam nosso passado. A internet foi fundamentada pelos livros, todo o conteúdo que está nela anexado foi subsidiado por livros, as interwebs foram um simples instrumento de difusão desses estudos.
Com o intuito de indagar os espectadores a representação é mesclada por vários elementos contraditórios, como o papel e o gelo, estes materiais modificam-se constantemente pela ação do tempo, muda de aparência a cada segundo, é como nossa vida, que é influenciada por várias idéias, por acontecimentos e vai mudando de rumo dia-a-dia.
Aluna: Janaina Ely   Série:3ª01

Aluno:Rodrigo Schmitz
diciplina:Artes
3 Série 3
Professora:Miriam Herbert

Manto Sagrado


Numa produção feita sobre um simbolo,para muitos um manto sagrado,com formas e cores diferentes. Usamos a forma de terra,tinta,papelão e tecido. O tecido trouxe para nós a forma do quebra-cabeça, a terra mostra caminhos de origem,o papelão a forma de reciclagem,e o tecido que traz a vestimenta do mosso dia-a-dia. Para mim representamos um sombolo que agente leva com carinho no nosso coração e transformamos numa obra de arte.


O simbolo diferente


A obra que a gente produziu foi feita com tecido ,terra ,fizemos bem diferente ,como a gente sempre fazia .O tecido que a gente usou significava a cor da bandeira do Internacional (Vermelho).

Fizemos a obra em partes,uma de cada vez.O simbolo do Internacional chama a atenção,a gente produziu diferente ,com tecido .
Cleiton Luis Ternus
3ª3


O Símbolo
A Símbolo representa uma nova forma de representação da nação colorada, mostrando seus aspectos modernos envolvendo a realidade da arte, já que isso é o que mais chama sua atenção.

Adriano de lima 3ª 3

A Cara Do Inter

O trabalho foi criado sobre a bandeira do internacional,foi utilizado tecido,terra,papelão e tinta. O trabalho tem a cara do inter,mesmo com varias mudanças continua bom.

Nome:Mauricio da Fonseca
Série:3ª-3




O cranio da natureza
Atraves da obra queremos demosntras como a natureza esta envolvida pela tecnologias criadas pelos seres humanos.Mostrar que o mundo esta em contante transformação, pois natureza e tecnologia não eram vistas lado a lado.
Trazer o lado bom dessa dupla, mostrar que a natureza não somente sofre com esses avanços, mas que ela pode tambem fazer uma otima combinação trazendo alegria e beleza.

Suélin Zart 3ª02


Aluna: Indianara Rodrigeri Série: 3ª02

Crânio da Natureza

Crânio da natureza representa a ligação crescente das inovações com a natureza e de como uma afeta a outra. Ambos os lados atualmente andam lado a lado, infelizmente nem sempre em harmonia, devido ao rápido processo de transformações pelo qual o planeta e consequentemente a natureza vem passando.
Os “arames” acabaram envolvendo a natureza, sem analisar as possíveis consequências futuras. Com isso muitos problemas surgiram e estão surgindo afetando gravemente o meio ambiente e a humanidade.
É preciso ter consciência do que criamos, do que estamos fazendo, pois as inovações são necessárias, mas sem esquecer da responsabilidade que cada um tem em relação ao planeta onde vive, pois caso contrário as consequências serão irreversíveis.
 


O crânio da natureza
No trabalho utilizamos os materiais , serragem , madeira . Que quer demonstrar a natureza de como ela esta hoje em dia . E o arame quer demonstrar as fabricas , as novas tecnologias .
Pensamos em utilizar madeira em má conservação para mostrar que cada vez mais estão destruindo a natureza seja de uma forma ou de outra .
E com os arames demonstramos as novas tecnologias , que cada vez mais vem influenciando a natureza seja de forma positiva ou negativa.


Andresa schleicher 3º02



O crânio da natureza
O crânio da natureza ,nome dado por termos utilizado as cascas de árvores e a serragem que representam a natureza,e os arames as indústrias e as novas tecnologias.
Com o aumento das indústrias,esta havendo cada vez mais a destruição da natureza,derrubando as árvores para exploração de matérias primas ou para ocupar o local para a instalação de novas indústrias.
Quanto mais indústrias,mais novas tecnologias vão surgindo o que torna a vida do homem mais fácil,mas o que ele não se dá conta que esta destruindo o meio ambiente,causando vários problemas a ele mesmo.
Aluna:Tamires Feil Série:3°2
 


“O Crânio da Natureza...”
A mente da inovação
o trabalho realizado serve para mostrar as incríveis formas que a natureza pode criar usando o que ela tem em abundancia, matéria que serve para varias coisas, desde fogo ate a marcenaria, a madeira.
O ser humano por exemplo, já precisa se adaptar para trabalhar com o mesmo material, com o uso de ferramentas, que nesse caso foi usado o arame e a cola produtos que também são extraídos da natureza, assim como tudo que se cria nesse mundo, mostrando que a natureza é a mais de tudo.
No trabalho é procurado descrever as inúmeras formas e sentidos que existem em nosso planeta assim o tornando único em toda a constelação solar. E juntamente com a formada natureza foi juntado o ser humano com suas ideias inovadoras para tentar transformar o mundo que foi representado com as armações de ferro e as molas, para representa os outo-moveis que hoje é o que mais se inova em todo o planeta.
A natureza se inova cada dia, inúmeras flores diferentes são criada a cada ano, arvores com formas muito diferentes criadas a cada mês, o tom de verde que cobre as florestas que se inova a cada dia, isso se chama “Natureza”...
Jean Theisen 3ª2







Do Lixo ao Luxo

Através da arte, é possível expressar os mais diversos sentimentos. O artista passa para sua criação turbilhoes de pensamentos, desejos, gostos e visões.
Na moda não podia ser diferente. Cada contorno, cada cor, cada tecido, formas, texturas, tudo é arte; tudo de baseia em tendencias. Desde o corte até o acabamento, é revisto inúmeras vezes, tudo deve estar perfeito! Agradar os críticos, não é tarefa fácil. Tudo deve estar na mais pura sintonia e harmonia.
Reutilização! Atualmente, é um conceito muito usado, mas pouco praticado. É possível fazer um monte de jornal velho se tornar um vestido capaz de agradar ao público? Sim, é possível! Não importa o material utilizado jornal, pet, papelão, metais... o verdadeiro valor repassado é, a simplicidade. Com pouco podemos fazer muito!
Um exemplo clássico é, a arte conceitual, baseada no modo de observar diferenciado de cada pessoa. Um simples e prático vestido de madeira, pode transformar-se em uma mesa de centro. Dessa forma é possível perceber como é amplo o mundo da arte e da moda.
Ass: Ioná Pitt Kist, 3ª3




Rainha do Jornal
Inúmeros jeitos, formas , estilos, cores, materiais podem ser usados para expressar os desejos de cada artista. Na hora de criar, a imaginação voa por um mundo em que ninguém mais do que você pode tomar as descissões.
Atualmente se opta muito por materiais alternativos, ou seja, que podem ser reutilizados, pois, num mundo onde há várias formas de se cuidar do meio ambiente, nada mais justo do que criar roupas, acessórios que também não agridam tanto o mundo.
A moda evolui a cada ano, pois os artistas se mostram cada vez mais vistos em suas obras.


Ass: Tatiana Diel 3ª3

Vestido de Papel


A inovação sempre transformou o mundo, assim que através de novas técnicas desenvolvidas pelo homem, contribuiram para seu bem estar.
Mas inovar é fruto de uma imaginação fértil, e nos dias de hoje onde se prioriza tanto a natureza, é necessário buscar soluções entre o meio-ambiente e o ser-humano. Assim tentamos demonstrar com essa obra, que através dos produtos que o homem já retirou da natureza, no caso o papel, não necessáriamente tem de ser descartado, mas podendo ser usado como um bem para si próprio sem continuar desmatando.

Também, fica a dica de que a imaginação deve ser utilizada, para o bem de todos incluindo o meio ambiente.

Jean André Watte
3°3






Abilidbob

Na nossa vida, tomamos muitas vezes atitudes erradas, que mesmo sabendo disso continuamos agindo da mesma forma, pois essas coisas erradas que fizemos se tornam um hábito e estão ligados a vida.
Esse trabalho representa a vida de uma pessoa e o lixo usado para fazer o trabalho representa os maus hábitos da vida de uma pessoa, seus pecados, crimes, adultérios, mas companhias e vícios que estão presos na vida das pessoas.

Mateus Luiz Franz Troyack
Série:3ª1



Reaproveitamento e Reciclagem

O reaproveitamento tem como base a reciclagem,o plastico,papel,entre outros que podem ser reaproveitados.O trabalho que fiz tem como,reaproveitamento o “Plastico”.Usamos varias cores de sacolas plasticas,como,amarela,vermelha,preta,azul,incolor,onde formamos uma flor.
Como o plastico é reciclavel tem como ser reaproveitado de varias formas.A reciclagem é extremamente importante na vida de todos,pois cada tipo de lixo vai para ser devido lugar,o plastico demora anos para se decompor,por isso devemos usar,reaproveitar tudo o que der,e os demais mandar para o destino correto,para o bem de todos.
Recicle para ter um mundo cada vez melhor!

Patricia Royer-3º3



Quadro Plástico

O Quadro representa a simplicidade, pois a felicidade está nas coisas mais simples, é bem simples, e muito colorido, pois a vida quanto mais colorida melhor ela é de ser vivida, as cores transmitem alegria, felicidade, paz, calma, e uma vontade de viver. O plástico foi muito bem utilizado, pois é reciclável, e reaproveitando ele nesta obra, ele não prejudicara o meio ambiente, e servira para uma obra de arte.

Aluna: Aline Konzen


O plástico
Os sacos plásticos são utilizados para colocarmos nas sextas de lixo, levarmos objetos, e também onde podemos colocar objetos recicláveis e não recicláveis.
No trabalho que eu realizei, fizemos em um quadro, uma colagem de sacos plásticos, onde significa uma obra de reaproveitamento de plástico. Assim aprendemos a aproveitar melhor as coisas que temos em nossa vida. E que o plástico não serve somente para por o lixo e sim para fazermos coisas criativas.
A reciclagem é uma das maneiras para termos um Brasil mais limpo, E se todos nós fizermos a nossa parte, teremos uma vida mais limpa e um mundo melhor!

Aluna: Carla Andréia Massing Knorst


Reciclagem
Reciclar é dar vida ao que não se imagina que possa ter mais uso ou se quer qualquer serventia, do ''nada'' se cria algo maravilhoso .Olhando para um saco plastico você não imagina que ele possa virar uma linda Flor. Reciclar é uma forma de protegermos o nosso meio ambiente

Aluna:Roane Carolina De Jesus Duarte



RECICLAGEM

Observamos que para melhorar a situação do meio ambiente do nosso planeta é importante cada vez mais nos preocuparmos com a reciclagem. Para esse material não ser jogado na natureza provocando assim consequências para nós, para o meio ambiente e para as futuras gerações. Se cada pessoa fizesse sua parte concerteza o planeta agradeceria.
Transformamos materiais como plásticos, papelão e vidro usados em uma obra reciclável ou seja fizemos um trabalho reciclável. As pessoas deveriam começar a pensar na reciclagem que é uma opção boa para diminuir o lixo do meio ambiente.

Aluna:Daniela Heinen
Série: 3ª01


Três Rs
 A constante necessidade reflexão, nos mostra como é preciso que ocorra uma a mudança em nossos hábitos para não obrigar as futuras gerações, ou até mesmo a atual, a sofrer as consequências de nossos atos impensados, e muitas vezes, fúteis de consumismo.
O desejo de mudança é permanente, mas a atitude de mudar vem cada pessoa, independente de situação financeira, cor e religião. Dependendo sim, de sua noção de reflexão.
Por isso, lembre-se dos três Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar!
Aluna: Keli Santin 3ª01


A Simplicidade
O trabalho é feito com tecidos e nós, um nó bem próximo ao outro e assim se tornando uma aglomeração de tecidos, mostrando a simplicidade das coisas que juntas se tornam mais forte.
A instalação demonstra que a união é fundamental para a construção de algo em nossa vida.
Aluna : Caroline Esswein.
Série : 3ª 03

Nó sem Ponta

Uma obra abstrata inspirada no artista Carlos Franzoi, na qual trabalhava com nós em tecidos.
Através do nó expressamos os sentimentos do o ódio, a raiva, e com suas formas o caos da desordem. Apesar dos sentimentos não serem bons, ao visualizar a obra, ela traz um toque delicado de suas formas, e misturas das cores entre os tecidos. Realizado com nós em tecido, sem deixarmos pontas, entrelaçados um com os outros, isso reflete que ao sentir um sentimento, outros virão juntos, pois estão todos interligados em nosso emocional.
Aluna: Leticia Gross
Serie:3ª03


O caminho da vida

Temos que ter paciência,coragem e vontade,para começar o caminho da vida.

Pois vai ter pedras e espinhos. Mas também haverá flores. Contendo as cores escuras,que expressam a parte obscura do caminho,e as cores claras,que representam a paz,tranquilidade.

Portanto o caminho da vida,não será fácil,mas no final tudo valera a pena. Para assim ter um caminho com tudo que se tem direito. O caminho da vida tem as partes boas e ruins. Mas é provável que terá momentos mais alegres,do que momentos ruins.

Nome:Cristina Schmitz
Serie:3° 03
 
 


Guitarra de arame
Retrata uma guitarra diferente feita somente com arame. Demonstrando que na arte podemos utilizar tudo que imaginamos, usando somente a criatividade e o desempenho. Está obra nos mostra o quanto é interessante utilizarmos materiais diferentes deixando a obra ainda mais extrovertida.
Rodrigo Massing- 3ª 3


Música
Esta obra representa a música que, assim como a arte, representa uma maneira de expressar os sentimentos e pensamentos daquele que a escreve, consequêntemente definindo seu estilo e comportamento. Eduardo D. Giongo
3ª3
 
A Arte da Musica
A musica pode nós trazer alegria,Amor,tristesa,qualquer objeto que pensamos podemos gerar musica não de qualidade quanto a maioria dos objetos profisionais,mais atravez de um simples arame podemos demostrar a alegria com a musica,atravez de um bom ritmo e efeito.

Nome:Maicon Daniel Hoss
Série 3 º3



Arte com CDs!
Os CDs podem trazer alegria, tristeza, etc, dependendo do que está gravado, como musicas ou fotos. Mas invés de joga-los fora quando não tiver mais utilidade, também podem ser transformados em obras de arte ou enfeites, trazendo lindos efeitos.

Nome: Gustavo Ulsenheimer
Série : 3ª3


Os Pêndulos
Os pêndulos de CDS são somente enfeites, que variam de forma e modelo, e como cada pessoa pensa de um jeito diferente ele podem ter varis sentidos. Para criar esse vários sentidos diferentes basta somente usar a imaginação.
CDS podem te lembra de musicas mais agora eles somente formam vários formas diferentes. Apesar de tudo isso as duas coisas são obras pois qualquer musica já é uma obra.

Aluno: Joell Luis Schuster
Série: 3°3

Cds

A obra com CDS trás mais beleza ao local, pois eles dão um lindo efeito. CDS não servem só para armazenar dados e musicas, invés de ser jogados fora, quando já não tem mais uso podem virar obrar de arte.


Aluno: Douglas Scheid
Série: 3ª 3

CDs !
Uma forma representada que os CDs podem ser mais que musicas,filmes,trabalhos,e etc.
podem se transformar em arte,enfeites para sua casa entre outras coisas no seu dia a dia!e sim podendo ser reaproveitados para a arte!


Nome;Tcheison luan Heinen
serie: 3° 3

Os cds
Os cds tem muitas formas de fazer obras, trás uma beleza fantástica,trazendo formas diferentes de utilizar. Fazendo em formas de circulo, coração,etc.
Aluno:Odair Dick
Serie:3ª3







VARAL DO CONSUMISMO

Neste trabalho quisemos representar o consumismo, pois hoje em dia desde criança as pessoas já tem essa ideia de sempre comprar, comprar...cada vez mais. Não se importando com outras questões, como o meio ambiente e tantas outras.
O consumismo é algo que as pessoas não conseguem controlar, por isso eles comprar ilimitadamente sem conseguir pensar nas consequências, isso as deixa escravas dos bens materiais.
Com os calçados ficou fácil entender que o consumismo está com todas as pessoas e depende somente delas para mudar isso, pois com a crescente valorização dos bens as pessoas deixam as suas relações pesoais em segundo plano considerando-a menos importantes.
Cleidiane Bueno 3ª 01

Varal do Consumismo

Esse tal de consumismo, um ato exagerado, que leva centenas de pessoas de todas as idades a consumir produtos de forma demasiada sem ter necessidade dos mesmos. Infelizmente vivemos num mundo assim. Esse consumo é típico de sociedades capitalistas, que são influenciadas pela mídia, que está muito presente nos dias de hoje. Em alguns casos (mais elevados), o gasto pode ser considerado como uma doença; vício. Uma pessoa com isto, só é feliz e consegue ter prazer na vida a comprar coisas, este é um tipo de consumismo. Existe também o consumo “consciente” que a pessoa compra porque tem a necessidade de tal, e antes de adquirir sua compra, pesquisam preços, e veem qual produto não prejudica a natureza.
O consumismo já é considerado uma ameaça ambiental global, ou seja esse excesso de consumo já têm afetado e causado ameaça ao planeta.
Nós somos a mudança que queremos ver no mundo, e fazer nossa própria mudança, devemos ser mais conscientes, e termos noção da realidade e não nos deixarmos influenciar pela mídia e principalmente repensar nossos valores, se queremos novas crises em nosso país, e o principal, sermos felizes com o que temos.
Aluna: Larissa Boscato
Série: 3ª01



O Varal Do Consumismo

Se pararmos para pensar... Quantos pares de calçados já tivemos na vida? Quantos ainda vamos ter?
Alguns pares ficam velhos e gastos. Porém quantos descartamos, deixamos de lado só por não estarem mais na “moda”?
Em um mundo onde a desigualdade social está em toda a parte quantas pessoas não tem um único par de tênis para vestir...
No varal estão espostos calçados mas poderiam ser roupas, celulares, computadores...
O objetivo desta obra é fazer as pessoas refletirem sobre tudo que consomem durante a vida, sobre todo o lixo que geram e consequentemente os impactos ambientais produzidos.


Daniela Rossetto 3ª01


VARAL DO CONSUMISMO
Pessoas consomem sem pensar, sem questionar o motivo da compra. Mas será que podemos generalizar de tal forma que todos seriam compradores compulsivos?
Segundo psicossociólogos, há três comportamentos principais apresentados na hora da compra:
            I.            Racionalismo; O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
          II.            Impulsivo; O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
        III.            Compulsivo; a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Comprar? Sim, com consciência melhor ainda.
Mas e o desperdício? Forram objetos sobressalentes que nos levaram (eu e meu grupo) a pendurarmos uma “corda” recheada de calçados entre dois galhos de arvores diferentes.
Representa a longevidade do planeta diante da nossa curta estadia.
Aluno: Dener Rohr  3ª01


Varal do Consumismo
Na sociedade atual o consumismo desenfreado já é considerado uma coisa normal, natural do ser humano. Desde pequenos somos ensinados que para sermos realmente felizes são necessários dinheiro e bens materiais e que sem uma grande quantidade dos mesmos, nunca seremos plenos e viveremos em miséria total, sem amigos, família e amor. Muitos desses bens de consumo são em sua maioria, inúteis. Largados em um canto, sem função alguma, esses objetos são apenas um espelho do poder, uma forma das pessoas se conformarem com sua atual vida e criarem uma ilusão de felicidade.
            Onde muitos objetos, roupas e calçados são jogados no lixo porque simplesmente não estão mais na moda, muitas pessoas não tem nem calçados quentes para usar no inverno. Isso é mesmo necessário? Estando a sociedade capitalista tão desigual, é realmente tão importante estar sempre na moda, com roupas e calçados do momento? Em um mês eles serão ultrapassados por modelos mais recentes e sofisticados, e o tão novo objeto comprado será apenas mais um dos exemplares que a mídia capitalista nos convence a comprar.
Gabriela Cipriani, 3ª1
 

Varal do Consumismo

O consumismo é uma coisa muito comum em nossa sociedade, pois toda pessoa querendo ou não, tem um pouco de ganância. Os calçados são um bom exemplo de ganância e exagero de consumismo em nossa sociedade. E muitas pessoas, pelo fato de terem um calçado melhor que o outro, se acham superiores aos outros, e é em pequenos atos que percebe-se a desigualdade social.
Outro grande problema causado pelo consumismo, é o lixo produzido. Com tanta ganância, a troca de calçados é mais constante, e assim produzindo muito lixo que vai degradar o meio ambiente.
Enfim, esperamos que este trabalho tenha feito várias pessoas refletirem sobre o consumismo, e fazerem algo para mudar essa realidade.
Aluno: Vinícius Dupont de Mattos
Série: 3ª 1

Aluna: Cleomara Elis Lauschner Série: 3ª02

O NADA NO MUNDO”

Esta obra foi criada a partir de retalhos de tecidos dos mais diversos tipos.
O “nada no mundo” é uma obra inspirada naquelas pessoas que são isoladas ou privadas da participação na sociedade. Ou seja, se privam do crescimento e desenvolvimento no mundo.
Desse modo,a sociedade passa a excluir essas pessoas, não transmitindo a elas os valores necessários de uma sociedade atual. Trazendo assim, várias doenças como depressão, medo, stress, desespero e assim, contagiando as pessoas com que vivem.
Nos dias atuais, encontramos muitos indivíduos desanimados precisando de auto-estima que as conduza a viver a vida de tal forma que ela é, ultrapassando os obstáculos que ela nos oferece.


O nada no mundo
Criamos uma obra om panos coloridos, inspirada nas as pessoas que tem duas faces ou que não dão o devido valor as coisas que possuem, inclusive as pessoas que estão a sua volta.
Foi feita também pensando nas pessoas que vivem sozinhas isoladas que não aceitam outros modos de vida, de atividades, outras opiniões. Acham que o mundo e as coisas devem girar somente em torno delas.
A obra criada com retalhos foi a maneira para expressar essas pessoas. Os coloridos representam as pessoas que dão valor ao que possuem e os pretos e brancos aquelas que não aceitam mudanças na sua vida.


Danielli Arens da luz - 3º2


Aluna: Alessandra Daniéli Marschall Série:3ª2

O NADA NO MUNDO

Foi dado esse nome para a obra pois ela não tinha aparência de nada. Ela mostra que há pessoas no mundo que não sabem participar das coisas em grupos, que não se interessam em nada, para eles tudo está bom do jeito de tá, não pensam em renovar. São pessoas individualistas que não concordam com as opinioẽs dos outros,o que eles dizem é o certo.
O nada significa em nossa mente a ausência de qualquer coisa que seja, um vazio absoluto, é quando não conseguimos definir algo. Por isso o nada pode significar uma negação ou falta de compreensão.


O Nada no Mundo

Criamos uma obra com retalhos de tecido colorido, inspirada nas pessoas que muitas vezes não dão o devido valor às coisas e, principalmente, às pessoas.
Foi inspirada também naquelas que vivem sozinhas, que não aceitam as mudanças, não sentem-se envolvidas no crescimento, não levam o mundo à sério, acham que só elas tem a razão e que tudo deve girar em torno de si.
Esta obra traduz como as pessoas conseguem, muitas vezes, enganar quem está ao seu redor, mostrando ser uma pessoa de bem com a vida, alguémque só vê o lado colorido das coisas, quando na verdade são pessoas muito complicadas e enroladas.
Criar esta obra de uma maneira sutil, sem pensar muito no seu significado, foi o jeito mais fácil de expressar a insignificância que estas pessoas tem perante a sociedade.

Luana Lauschner 3ª2

Aluno: Daniel Carlos Müller Série: 3ª2

O NADA NO MUNDO

O nada é tudo aquilo que não conseguimos compreender através das palavras, cada um vê as coisas de maneiras diferentes e também as interpreta de formas diferentes.
No mundo, existem diversas pessoas que não sabem o que fazer da sua vida, reclamam de tudo, não querem fazer nada por mais simples que seja, pessoas que não querem assumir nenhum compromisso na sociedade em que vive, então essa gente é vista como nada.
O nada é alguma coisa que não existe, e depois de passar a existir elas precisam ter um nome e fazer com que isso seja algo atraente e que tenha o seu significado para passar a ter um valor.



O NADA NO MUNDO
Hoje em dia, o mundo tem muitas áreas de terra, somadas ao território, mas não produzem, e com tanta gente sem terra, ou passando fome ou ainda com pouca terra querendo produzir mais, essas áreas abandonadas que diminuem a média de produtividade, para que essa situação mudasse deveria haver isentivos do governo para a produção.
Tem algumas pessoas que não cumprem o seu verdadeiro papel na sociedade, ajudando nas decisões politicas, escolher bem os políticos. Pessoas que estão, presentes entre nós, poderiam fazer bem melhor as coisas, mas vezes por falta de vontade ,ou determinação acabam deixando as coisa de lado.
Deiverson Rodrigo Sost 3ª 02 EM


O NADA NO MUNDO

Esta obra é baseada em pessoas que não se importam com as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, ou então, não participam de decisões para o desenvolvimento e crescimento do meio em que estão inseridos, não atuam e não possuem conhecimento ou interesse de se envolver, se privam de qualquer mudança que pode interferir em seu modo de viver e assim acabam se tornando “desprezados” ou “esquecidos”, sendo O NADA NO MUNDO, pois existem mas não fazem diferença alguma.

Adriana Donhauser
Série: 3ª2


Reciclagem
A nossa obra foi toda confeccionada por materiais recicláveis, que com isso ela se torna mais interessante para os leitores, nos faz perceber que o lixo tem vários destinos e várias utilidades que, no nosso caso, foi para a arte.
Na nossa obra foram utilizados diversos materiais, principalmente tecidos, CDs, troncos, garrafas, etc.
Materiais que antes iam ser jogados fora, agora são transformados em arte. Tentamos mostrar com esse trabalho os diferentes caminhos que podemos dar ao lixo, reciclando e reutilizando.
Além de preservar o meio ambiente, a reciclagem também gera riqueza e contribui para a diminuição da poluição do solo, água e ar.
Espero que conseguimos passar a importância da reciclagem para nós e o mundo.
Aluna: Roberta Feil
Disciplina: Artes
3 Série 1
Professora: Miriam Herbert


Diga sim a reciclagem!
Podemos observar que ao nosso redor ou mesmo no nosso simples dia-a-dia são jogadas ou jogamos muitas coisas fora que podemos reaproveitar, muitas delas são causadas pela falta de tempo que não temos para reciclar.
Tranquilamente podemos transformar o lixo em obra de arte dando assim um mera  vida um novo ar ao ambiente, transformando-o, ainda mais com a diversidades que obtemos em nossos objetos que iriam para o lixo. A reutilização de materiais, ou seja um simples pedaço de tecido ou até mesmo pregos que iriam para o lixo que concerteza teriam seu destino incorreto, muitas vezes são os recursos que muitas pessoas utilização para sua sobrevivência, sendo assim, graças a elas temos uma solução para o meio ambiente.
Aluna: Angeles Appelt      3ª01

    Reciclar e Decorar
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Além dos benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Outro beneficio da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Outra coisa muito interessante é que você pode usar o "lixo", que tem na sua casa como forma de decoração,ou seja,com as coisas recicláveis, por exemplo,garrafas pets e tecidos poderão auxiliar na decoração da sua casa, gastando pouco e ajudando a não contaminar o meio ambiente. Não podemos esquecer,que o lixo doméstico pode ser uma fonte de energia daqui a alguns anos no Brasil. Nossa obra me passa uma imagem de satisfação e orgulho, pois o pouco que fizemos tenho certeza que já ajudamos a diminuir muito há poluição, e tambem aprendemos a fazer coisas diferentes do que fazíamos no nosso cotidiano.

Aluna: Patricia Luana Schumann 3ª01


Reciclagem
Reciclar faz bem, jogar o lixo no seu devido lugar também, ajuda na limpeza da cidade e na diminuição da poluição do ar, solo e da agua.
A muitas pessoas recolhendo lixo separando e também trabalhando em lixões para garantir o seu sustento e o de sua família, mas a também as pessoas que utilizam o lixo na decoração de ambientes, que é uma boa escolha, alem de não precisar comprar novamente, ira utilizar algo que seria jogado fora. O lixo organico também precisa ser separado e pode ser utilizado como adubo.
Em nossa obra reutilizamos objetos que iriam ser jogados fora, com isso aprendemos que podemos utilizar materiais simples para enfeitar e decorar. Se todas as pessoas fizessem a sua parte haveria um problema a menos para se preocupar.

Vanessa de Moura
3 serie 01
 
CRIATIVIDADE COM A SIMPLICIDADE
Esta obra me passa um sentimento inovador, pois com o uso de troncos e galhos secos que só serviriam para serem queimados ascendendo fogo, conseguimos dar uma utilidade muito melhor,transformar em uma obra de arte. Com o uso de materiais simples do dia a dia. Como trapos e CDs velhos, conseguimos dar cor e vida a essa obra. E com o uso de materiais que também não teriam mais nenhuma utilidade e muita criatividade, podemos transformar ambientes (quartos, salas, praças) dando muito mais alegria a esses lugares.
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Antoine Lavoisier
Podemos utilizar esse conceito não só em obras de arte mas também em nossa vida,  que as vezes com pouco, mas muita simplicidade,criatividade para dar a volta por cima em situações difíceis e com  humildade podemos alcançar objetivos quase impossíveis, ou realizar trabalhos que agente as vezes acha que não é capaz de fazer, e se surpreender consigo mesmo.
Aluna:Tâmires Michéle Marschall    
série: 3ª1




O nada no Mundo

Criamos uma obra com retalhos de tecidos coloridos, inspirados em pessoas que se privam de mudanças e não se envolvem com projetos sociais, não participando do desenvolvimento e crescimento da sociedade.
Pessoas que se isolam,vivendo no seu mundo de tristeza e amargura,não conhecendo o lado colorido e feliz da vida, por não conviverem com outras pessoas.Sem motivos para sorrir encontram a felicidade em si próprias, talvez vendo isso como única alternativa para tal situação.
Pessoas que não conhecem a convivência e nem o trabalho em grupo,pessoas com um jeito insignificante e egoístas que não sabem o valor da solidáriedade e da partilha.
Assim vivendo sem saber como é boa a companhia de alguém, como conversar por longas horas com amigos é fundamental para a vida humana, como o aconchego e a segurança que o amor da familia transmite é importante para seguirmos na vida confiantes e acreditando em si próprios.Somos seres humanos, e conviver em grupo é algo quase indispensavel para nossa boa formação.
Infelizmente pessoas como essas não fazema diferença, num mundo no qual a diferença seria o principio de uma mudança para uma sociedade igual.

Camila Joana Hoffmann 3ª2





O cranio da natureza
A obra cranio da natureza foi criada com intenção de reciclar algo que não tinha mais serventia para nada, como cascas de árvores podres, e arames velhos etc. O nome da obra cranio da natureza foi dado por causa do uso de restos de natureza morta.
Através dessa obra também queremos mostrar que a natureza mesmo morta sem vida podemos criar coisas muito interessantes, bonitas e com vida.
aluno: Róger Kerkhoff Série:3°2